A Importância da Qualidade dos Dados

Home / Artigos Técnicos / A Importância da Qualidade dos Dados

 

Melhores grupos de contemporâneos fazem a melhor tecnologia trabalhar ainda melhor

⠀⠀Eu sei que o título contém um monte de “melhor”, mas a declaração é verdadeira. O velho ditado sobre “entra lixo, sai lixo” é absolutamente correto e está relacionado fortemente ao melhoramento genético. Esta é a razão pela qual informar os dados correta e equitativamente é tão importante. Se você for como eu, você está absolutamente em êxtase com os novos sistemas para o cálculo de informações genéticas. Tanto avanço científico e trabalho árduo foi realizado e, todos nós podemos nos beneficiar desse esforço. Com o futuro em mente, eu quero revisitar um pouco o passado, porque as atuais e as novas tecnologias ainda dependem muito do compromisso do criador com a coleta e envio de dados de alta qualidade. Na verdade, pode-se argumentar que o envio de dados pode ser mais importante do que nunca. Não se deixe levar pela promessa de novas tecnologias tornando a vida mais fácil. Diagnósticos de DNA exigem enormes quantidades de novos dados para recalibração e atualização para que eles possam ser eficazes tanto hoje como no futuro.

⠀⠀Informações de grupo de contemporâneos bem definidas e relatadas corretamente ainda são a espinha dorsal para os sistemas de dados nos quais confiamos para fazermos gado melhor e carne melhor. As discussões sobre dados de grupo de contemporâneos são muitas vezes ofuscadas pelos sonhos da tecnologia de “fazer tudo” e a triste tendência de reverter ao uso simplista de dados brutos e individuais para caracterizar o desempenho e o progresso. A verdade é que, sem comparações entre contemporâneos e avaliações de qualidade, toda a tecnologia e marketing que usamos dá pouca esperança de melhoria significativa ou de melhor competitividade.

⠀⠀Pense em grupos contemporâneos simplesmente como corridas – corridas que acontecem em milhares de fazendas e núcleos de seleção a cada ano. Relatamos os resultados dessas corridas ao ASA (Associação Americana do Simental). Eles, por sua vez, avaliam os vencedores e perdedores e nos relatam qual genética ganhou mais corridas para mais características do que outras em uma enorme variedade de ambientes e situações. Nenhum touro ganhará todas as corridas, toda vez. Não importa o quão certo estamos de que os resultados em nossa casa são os únicos que contam, as progênies se classificam e desempenham diferentemente em comparação com seus contemporâneos em situações diferentes. Touros que ganham muito mais vezes do que perdem acumulam valor para características específicas e, aqueles que aparecem abaixo da média repetidamente perdem valor de DEP para essas características. Este esforço combinado de tecnologia e comunicação de dados é como ser capaz de perguntar a todos os criadores do mundo como foi o desempenho de seus bezerros. Lembre-se que um touro pode ganhar e perder em diferentes categorias. Poderia ganhar para o crescimento e perder para características de carcaça ou ganhar para o valor maternal e perder para a facilidade de parto. Quanto mais resultados de corrida forem relatados de vários rebanhos, mais certeza nós teremos sobre os resultados de futuras corridas; E maior a acurácia das predições das características que estamos tentando medir e ou melhorar. Nosso sistema até corrige o viés de acasalamento e nossas próprias tendências lógicas para acasalamentos preferenciais.

⠀⠀Corridas justas e honestas são a chave para uma avaliação genética excelente e acurada. É por isso que o agrupamento de contemporâneos bem concebido (justo) é ainda o início e o fim de DEPs valiosas, o que por sua vez maximiza o melhoramento genético. Ter um monte de resultados de corrida realmente ajuda, mas quanto mais confiáveis e bem conduzidas essas comparações, melhores são as informações devolvidas aos criadores e mais poderosa é a avaliação genética.

⠀⠀Como então podemos delinear e ajudar a garantir “corridas justas”? Se você observar as regras para o agrupamento de contemporâneos, elas são bastante específicas quanto a intervalos de tempo, ambiente, sexo e detalhes que devem ser seguidos para obter os mais precisos e úteis resultados de “corridas”. Se é uma “corrida de subida”, todo mundo tem que correr para cima. Se os pesos são obtidos com o gado cheio (sem jejum), todos eles precisam ser obtidos com o gado cheio. Se um grupo de animais recebe tratamento especial, de qualquer tipo, não deve ser comparado com gado que não recebeu tratamento ou vantagem especial. O objetivo é remover o máximo possível de ambiente da equação e medir apenas as diferenças devido à genética. Como criadores, rotineiramente adicionamos ruído ambiental aos nossos programas por muitas razões, e não é um grande problema para os grupos contemporâneos, desde que separemos os grupos em corridas honestas e justas. Trinta animais divididos em 5 grupos de contemporâneos bem planejados podem, de fato, ser mais informativos do que deixar 30 em um grupo, embora alguns tenham sido alimentados por “creep feeding”, alguns estiveram em diferentes condições de pastagem, um grupo ficou doente, etc. Todas essas são razões para redefinir agrupamentos quando seus dados são comunicados. Na maioria das vezes não pensamos nisso, mas os animais em uma desvantagem significativa devido ao ambiente devem ser retirados dos grupos também. Os bezerros criados como gêmeos não são comparados com a média do grupo para efeitos de avaliação devido à significativa desvantagem ambiental que têm para os bezerros criados sozinhos. Um bezerro com uma perna quebrada, cronicamente doente ou órfão deve ser descartado do grupo porque sua corrida não foi “justa” ou equitativa geneticamente devido a influências ambientais predominantes. Esses bezerros devem ser avaliados separadamente e, portanto, seus cálculos não contribuirão para a avaliação genética ou DEPs para o seu pai, mãe ou outros ancestrais.

⠀⠀Uma das questões mais negligenciadas do grupo de contemporâneos são os grupos ou unidades de pastagem. Do ponto de vista “purista”, diferentes grupos de pastejo ou de vacas percorrem um hipódromo diferente e, portanto, um grupo contemporâneo diferente. Uma das circunstâncias mais comuns onde situações semelhantes de pastagem podem resultar em uma corrida diferente é quando se avalia a fertilidade ou “Stayability”. Por exemplo, um touro em uma pastagem não conseguiu cobrir quaisquer vacas e o de uma pastagem adjacente conseguiu. Se os dois grupos de pastejo fossem erroneamente relatados como um grupo de contemporâneos, as vacas no pasto com o touro ruim seriam as culpadas por não conceber e não o “ambiente”, mesmo que neste caso o touro, naquele pasto, fosse o culpado. Se relatado corretamente, como dois grupos de contemporâneos distintos, a genética para longevidade dessas vacas com o touro não-criador não seria punida porque a sua corrida foi muito fraca e todos perderam.

⠀⠀Fatores de ajuste estão lá para ajudar a tornar as corridas mais justas. Assim como você pode dar a seus filhos uma vantagem em uma corrida em todo o quintal quando eles são jovens para fazer uma corrida mais “justa”, um fator de ajuste tenta fazer dados difíceis de comparar, comparáveis. Nós adicionamos pesos no nascimento aos bezerros das novilhas para fazer o peso mais comparável às progênies das vacas porque isso torna uma corrida de comparação genética mais justa. Acrescenta-se o peso de desmame à progênie de novilhas porque, em geral, o primeiro bezerro delas é o menor que se desmamou, e por isso é difícil compará-lo com a progênie das vacas maduras em suas pastagens. Esses fatores de ajuste podem não ser perfeitos para todas as situações e todos gostam de apontar isso. Se você puder provar ao longo de anos de dados que os ajustes para pesos de bezerros filhos de novilhas de primeira cria em seu rebanho são sempre muito altos ou muito baixos, basta relatar seus dados de progênies de novilhas como um único grupo contemporâneo. Isso não vai prejudicar a avaliação genética, independentemente da escolha que você faz. Por exemplo, quando as novilhas são tratadas de forma substancialmente diferente das vacas, os bezerros devem ser relatados como um grupo contemporâneo separado para maior qualidade dos dados. A decisão é baseada no que contribui para a corrida mais justa e equitativa.

⠀⠀É importante lembrar algumas coisas simples quando se trata de agrupamentos de contemporâneos. Uma vez que um grupo contemporâneo é quebrado, ele não será reagrupado, exceto em algumas situações isoladas. Existem regras para o agrupamento de contemporâneos, como a proteção de sobreposição de estações, que podem tornar seus grupos contemporâneos menores do que você se lembra de ter relatado. Em geral, as corridas justas são entre bezerros de idades próximas, do mesmo sexo e sempre com base em uma chance semelhante para competir na corrida. Dessa forma, os vencedores e perdedores fornecerão a melhor das informações para o banco de dados e, em última análise, para os criadores que contam com o valor da informação genética e das DEPs. Um monte de dados de um monte de criadores sempre faz o dia valer a pena, mas um monte de bons dados nos leva onde todos nós queremos ir muito mais rápido. Repensem seus agrupamentos de contemporâneos e corridas justas para 2016 – façam seus dados serem úteis!

Marty Ropp, CEO, Business Development Specialist & Field Representative, Allied Genetic Resources American Simmental Association / April 15, 2016

FONTE: ABCZ