DO INVERNO AO VERÃO, O GUZERÁ NÃO LHE DEIXA NA MÃO

Home / Artigos Técnicos / DO INVERNO AO VERÃO, O GUZERÁ NÃO LHE DEIXA NA MÃO

A carne bovina é sem dúvida um dos alimentos mais preferidos pelo brasileiro. Segundo a ABIEC/2014 o consumo per capita no Brasil é um dos maiores do mundo, chegando a 41kg/ano. Por outro lado, o leite é outro alimento que vem sendo cada vez mais consumido. O consumo per capita do brasileiro é de 172,6 litros (MAPA). E a tendência é que isso cresça a cada ano. Segundo pesquisas, até 2020 a expectativa de crescimento do consumo mundial de leite e de corte é de 30% (AGE/MAPA/SGE/Embrapa/IBGE/MDIC).

Dentre os bovinos, se destaca a raça Guzerá, por sua dupla aptidão, e pela sua capacidade de conversão alimentar, necessitando de uma quantidade menor de comida para sobreviver, ganhar peso e produzir leite, sendo um animal que está apto em qualquer estação.

A qualidade da carcaça, precocidade e ganho de peso, são pontos fortes do Guzerá comprovados por vários programas de melhoramento genético. Assim, o Guzerá é um animal que tem a maior expectativa dentre os zebuinos, ou seja: ele chega mais próximo do resultado esperado, tanto para corte como para produção leiteira, independente da região, do clima ou da estação.

O guzerá também possui uma qualidade invejável. Os filhos nascidos do cruzamento de outras raças com o Guzerá apresentam melhor desempenho, sobretudo na produção do que a média do país (maior heterose). Por isso,  é um animal fartamente utilizado na formação de outras raças zebuínas como o Indubrasil, o Tabapuã o Branham além de outras com taurino como o Guzolando. O mundo já se rendeu a essa heterose superior obtidas no cruzamento com o Guzerá.

 

Se você se interessou pela raça Guzerá e quer saber mais, procure o Núcleo de Criadores de Guzerá da Bahia e Sergipe.

 

Contatos:

contato@guzerabase.com.br

presidencia@guzerabase.com.br

facebook.com/guzerabase

www.guzerabase.com.br

 

Tel.: 75 3223-0609

Rua Hanser Bahia, 53 – CASEB

CEP: 44.052-153 – Feira de Santana / Bahia